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Veja um resumo do que aconteceu no 2º dia da Live Expo Fórum Digitalks Lisboa 2020

Devido à pandemia ocasionada pela covid-19, o Expo Fórum Digitalks Lisboa 2020 foi adiado para os dias 7 e 8 de outubro. Entretanto, uma versão “pocket” online aconteceu nos dias 26 e 27 de março. Veja o resumo do segundo dia do Live Expo Fórum Digitalks Lisboa 2020:

 

Caroline Gomes

A abertura do segundo dia foi feita por Caroline Gomes, Director of Content Strategy na Dinamize, que dissertou sobre o tema “Como estruturar a jornada de compra de seus contatos no e-commerce através do e-mail marketing”.

Na sua apresentação, Caroline deu dicas técnicas e práticas de como estruturar uma boa jornada de compra, já que o e-commerce é um dos principais canais no cenário que estamos a viver atualmente perante a pandemia Covid-19, além do e-mail marketing ser o canal com leads e clientes.

Para converter os seus clientes em vendas, precisamos de mapear os estágios em que os mesmos se encontram a fim de criar um relacionamento, podendo futuramente tornar-se um advogado de marca. Estes estágios são:

visitante > novo contacto > primeira compra > comprador regular > parou de comprar

A partir deste ponto, Caroline passou por alguns importantes tópicos para manter esse relacionamento ativo e efetivo.

  • Envio de e-mail de Boas-Vindas. Este é o primeiro contacto com o cliente e um forte fator para criar confiança;
  • Fale sobre a marca. Apresente-se ao novo contacto;
  • Ofereça produtos que são populares na primeira compra. Mapeie quais são os seus produtos mais vendidos inicialmente e ofereça para esse novo contacto;
  • Segmente por meio de interesse. Ofereça um produto que o cliente já demonstrou interesse, o que também pode ajudar a compreender o perfil do seu contacto;
  • Dê um incentivo para a primeira compra. Ofereça algo especial (cupão de desconto, portes de envio grátis, entre outras ofertas);
  • Abandono do carrinho de compras. Envie um e-mail de recuperação. É efetivamente importante e esta ação deverá ocorrer no prazo máximo de 24 horas após o abandono.

Depois que a primeira compra aconteça, é preciso cultivar esse contacto. No processo pós compra, procure dar instruções do produto. Certifique de que ele chegou como deveria, disponibilize uma avaliação do item e disponha-se a resolver eventuais problemas durante esse percurso. Após certificar-se de que o cliente está satisfeito, apresente-lhe produtos complementares em relação à primeira compra.

Veja a gravação da live AQUI, e a apresentação NESTE LINK.

 

Reinaldo Nogueira

O segundo orador do dia foi Reinaldo Nogueira, Owner do Projeto TI 360, que apresentou a palestra sob o tema “A transformação humana, estratégica e digital: desafios e oportunidades”.

Reinaldo começou a sua palestra explicando o termo FOMO (“Fear of Missing Out”) que tem como principal característica o nosso medo de que algo externo aconteça e que não estejamos lá para ver, o que causa muitas vezes a dependência do smartphone e a falta de foco.

O segundo ponto que foi abordado diz respeita à Transformação Digital e como precisamos, em primeiro lugar, voltarmo-nos para a estratégia tradicional, já que ela em geral é a base da empresa. Posteriormente, conseguiremos construir uma boa estratégia digital, podendo assim atualizar a sua mentalidade estratégico-tática.

Por meio desse processo, ser disruptivo é essencial, na medida em que é necessário repensar os negócios tradicionais de modo que possamos economizar etapas, reconfigurando processos e gerando bastante valor para o mercado. Com a disrupção trabalhamos com a transformação de uma tecnologia, produto ou serviço em algo mais simples, conveniente e acessível.

Veja a gravação da live AQUI, e a apresentação NESTE LINK.

 

André Patrocinio

Com o tema “O Poder da humanização nas redes sociais aplicada em estratégias de Growth Marketing”, André Patrocinio começou a sua apresentação ressaltando que devemos tornar-nos importantes na nossa área de expertise.

Estamos a viver um momento de elevada turbulência e muito delicado. Perante este cenário, a humanização nas redes sociais tornou-se essencial e de extrema importância. Para que isso se torne realidade, o André citou 4 pilares principais:

  • Relacionamento: criação de conteúdo;
  • Identificação: relevância de conteúdo;
  • Afinidade: comunicação com o seu público, a sua “persona”, lembrando que é possível ter mais de uma para o mesmo produto;
  • Interação: responder a todos os comentários e gerar engagement.

André também sinalizou 4 tipos de clientes e como é preciso saber em qual gastar mais tempo, energia e investimento. São eles:

  • Quem precisa e quer;
  • Quem precisa e está indeciso;
  • Quem precisa mas não sabe;
  • Quem não precisa.

 

Também foi abordado como é necessário fidelizar os clientes para que se tornem advogados da marca. Em média, estas pessoas gastam 2x mais na sua empresa do que os clientes normais. Entretanto, 58% das organizações não sabem quem são e 80% não exploram essas pessoas.

Veja a gravação da live AQUI, e a apresentação NESTE LINK.

 

André Cruz

“Como usar as métricas a favor do seu negócio?”. Foi esta a provocação feita por André Cruz, CEO da Digital Manager Guru.

A sua apresentação teve como foco desmistificar as métricas e facilitar a compreensão das mesmas, já que são de elevada importância para o negócio digital.

Para colocar as métricas em prática, é preciso escolher entre 5 a 10 indicadores, no máximo, para não se confundir com tantas opções que existem no mercado. Além disso, existem 3 itens que facilitam a análise de dados fornecidos, sendo os seguintes:

  • Definir claramente um objetivo;
  • Criar estimativas;
  • Definir valores ideiais.

Segundo o André, as métricas são como um GPS, uma vez que servem para se ter certeza de que o que foi estimado esteja a ser devidamente executado e que o objetivo seja atingido.

Veja a gravação da live AQUI, e a apresentação NESTE LINK.

 

Dado Schneider

Por último, Dado Schneider aproveitou a sua talk para falar sobre uma procura cada vez mais necessária nos dias de hoje, o home office. “Dicas de como trabalhar remotamente” foi o mote para finalizar a Live Expo Fórum Digitalks em grande.

Dado começou com algumas provocações ao referir que estamos na adolescência do futuro e que a sociedade atual tende a melhorar cada vez mais.

Por conseguinte, ele mencionou 9 pontos de atenção que deverão ser tidos em conta para quem trabalhar a partir da sua casa.

  1. Saia do modo “casa” e entre no modo “trabalho”. O seu guarda-roupa conta muito para que tal aconteça. Tome um banho, tire o seu pijama e vista uma roupa confortável;
  2. Temos que desligar o smartphone e saber focar. Desligue todas as notificações e tente ficar pelo menos 2 horas sem olhar para o seu smartphone;
  3. As ferramentas são essenciais para o home office. Domine as ferramentas e não deixe que te atropelem (Zoom, Google Hangout, Skype, etc.);
  4. Tente ouvir mais do que fala. A comunicação é muito importante durante esse período.
  5. Muito cuidado com a dispersão! Coloque horários para tudo, nomeadamente, para:
  • Limite os minutos para ver os telejornais. Precisamos efetivamente de ter sanidade mental durante toda esta crise que estamos a passar;
  • Limite o tempo de ócio;
  • Limite o tempo de lazer;
  • Limite o seu tempo de trabalho também. Não se torne num workaholic.

Veja a gravação da live AQUI!

Redação Digitalks

Equipe de conteúdo do Digitalks.

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